EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3971
Tipo: Artigo
Título: CRESCIMENTO INICIAL D E MUDAS DE CANA - DE - AÇÚCAR FERTIRRIGADAS COM DIFERENTES DOSES DE VINHAÇA
Autor(es): WATANABE, Aline Yukie Minasse
WATANABE, Jean Carlo Tamanaha
FIORILLO, Gustavo
SCHMIDT FILHO, Edison
GASPAROTTO, Francielli
Abstract: O setor sucroalcooleiro possui relevância socioeconômica e ambiental no Brasil, além de gerar empregos e movimentar a economia do país este é um produtor de energia considerada limpa. O etanol é um dos produtos das usinas, porém em seu processo produtivo são gerados resíduos que se mal gerenciados são passíveis de danos ao meio ambiente. Dentre todos os resíduos gerados, pode- se destacar a vinhaça pelo seu elevado poder poluidor e volume exorbitante gerado. Atualmente o destino da vinhaça é a fertirrigação que deve ser realizada com critérios técnicos. Por vezes até mesmo o Estado não direciona normativas para essa operação amplamente empregada pelas usinas e consequentemente podem ocorrer danos ao meio ambiente e a própria cultura. Assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar o crescimento inicial de mudas de cana- de- açúcar fertirrigadas com diferentes doses de vinhaça. O delineamento experimental foi composto por cinco tratamentos e dez repetições/tratamento, totalizando 50 unidades experimentais. Sendo os tratamentos: T1 – 1,62 litros de vinhaça; T2 – 1,08 litros de vinhaça; T3 – 0,54 litros de vinhaça, T4 – 0,27 litros de vinhaça e T5 – 1,62 litros de água (controle). Avaliou- se a altura da parte aérea das plântulas com o auxílio de uma régua milimetrada (cm) a cada sete dias. Verificou- se que de forma geral quanto maior a dose de vinhaça utilizada na fertirrigação menor o crescimento das mudas em altura em relação ao controle.
Palavras-chave: Gerenciamento
Resíduos
Usinas
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3971
Data do documento: 30-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALINE YUKIE MINASSE WATANABE.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)229 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.