EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3957
Tipo: Artigo
Título: AVALIAÇÃO DE HEMOPARASITOSES EM TILÁPIAS - DO - NILO CRIADAS NO SUDESTE DO BRASIL
Autor(es): GARCIA, Renan Moura
CARNIATTO, Caio Henrique de Oliveira
REFUNDINI, Gislaine Aparecida Garcia
PAOLOZZI, Rodrigo Jesus
SILVA, Stefânia Caroline Claudino da
Abstract: Peixes são espécies de produção com diferentes interesses zootécnicos, como produção de carne e couro, comércio de animais pets e modelos experimentais. Entretanto, pouco se sabe sobre os parâmetros hematológicos nestas espécies, assim como estudos parasitológicos em espécies amplamente produzidas no Brasil, como a tilápia- do- Nilo Oreochromis niloticus. Esta espécie é amplamente produzida no Brasil em todas as regiões, visando suprir o mercado interno e a demanda por produtos e subprodutos provenientes da piscicultura. Nesse sentido, esta pesquisa teve como objetivo investigar a presença de hemoparasitoses em tilapias criadas em cativeiro no sudeste do Brasil. O processo de avaliação foi feito mediante esfregaços sanguíneos em lâminas foscas lapidadas, com coloração panótica rápida. Posteriormente foi feita a leitura em microscópio de luz a fim de avaliar as condições hematológicas e a pesquisa de hemoparasitoses. Foram avaliados 44 esfregaços sanguíneos, onde algumas amostras se apresentaram alteradas no leucograma e com alterações citoplasmáticas. Porém, não foram encontrados hemoparasitas. Com estes resultados é possuir concluir que as condições ambientais onde os peixes eram mantidos eram ideais para o manejo da espécie, garantindo a sanidade dos animais e a qualidade da carne.
Palavras-chave: Hematoparasitas
Medicina veterinária
Oreochromis niloticus
Peixes
Psicultura
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3957
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RENAN MOURA GARCIA.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)90.99 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.