EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3943
Tipo: Artigo
Título: A FISIOTERAPIA PÉLVICA NA INCONTINÊNCIA URINÁRIA FEMININA
Autor(es): CALSAVARA, Maria Milena
ALVARES, Heloisa Silva
ILHÉU, Larissa Bianchi
COELHO, Kelley Cristina
Abstract: Introdução: A incontinência urinária é caracterizada pela perda involuntária de urina, podendo ocorrer em diversas situações. O tipo mais comum é a incontinência urinária de esforço, que associado a prática de atividade física, afeta a pressão intra- abdominal e fraqueza do assoalho pélvico. O objetivo principal desta pesquisa será avaliar a eficácia da fisioterapia pélvica como forma de tratamento para incontinência urinária feminina. Metodologia: A pesquisa será realizada na clínica de Fisioterapia da Unicesumar. Participarão desta pesquisa 10 voluntárias que possuem incontinência urinária de esforço, entre 18 a 60 anos. As pacientes serão submetidas ao tratamento utilizando o Sistema de Biofeedback e Eletromiografia Uro- endovaginal, através do aparelho Miotool da Miotec®. Esperamos que o tratamento fisioterapêutico utilizando esse método, possa promover o fortalecimento do assoalho pélvico, assim melhorando a qualidade de vida dos indivíduos pesquisados e diminuir o quadro de incontinência urinária.
Palavras-chave: Biofeedback
Eletromiografia
Fisioterapia
Incontinência urinária
Saúde da mulher
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3943
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIA MILENA CALSAVARA.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)142.95 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.