EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3935
Tipo: Artigo
Título: QUIMIOTERÁPICO PROMOVE INFLAMAÇÃO NO TECIDO CARDÍACO
Autor(es): COSTA, Karile Cristina da
FABIANO, Lilian Catarim
FREITAS, Pedro Luiz Zonta de
SILVA, Mariana Conceição da
FALOPPA, Ana Cristina Breithaupt
BARBOSA, Carmem Patrícia
Abstract: O 5- Fluorouracil (5-FU), utilizado no tratamento de vários tipos de canceres, é um fármaco que atua na fase S do ciclo celular interrompendo a síntese de DNA e a duplicação de células cancerígenas. Contudo, este quimioterápico pode gerar efeitos colaterais como cardiotoxicidade a qual, por sua vez, relaciona- se a danos como angina, arritmia, isquemia e insuficiência cardíaca. Neste contexto, o presente estudo analisou parâmetros inflamatórios no coração de ratos Wistar tratados com 5- FU em doses semelhantes às usadas na quimioterapia em humanos. Análises bioquímicas demonstraram processos inflamatórios como aumento de interleucinas pró- inflamatórias e na atividade da enzimas mieloperoxidade e N- acetil - glicosaminidase, além do decréscimo de nitrito. Conclui- se assim que o 5 - FU de fato induz inflamação no tecido cardíaco o que pode explicar, ao menos em parte, a cardiotoxicidade associada ao uso deste quimioterápico.
Palavras-chave: 5 - Fluorouracil
Interleucinas
Óxido nítrico
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3935
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KARILE CRISTINA DA COSTA.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)182.58 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.