EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3927
Tipo: Artigo
Título: VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E DE GÊNERO E O PAPEL DA ODONTOLOGIA
Autor(es): DULTRA, Jean Carlos Ramos
MACKINCS, Gustavo Pereira
IRENO, Rafaela Heloise
AMARAL, Marcelo Augusto
Abstract: A violência doméstica e de gênero vem crescendo exponencialmente no Brasil e no mundo, e segundo o Atlas da Violência produzido pelo Ipea e Fórum Brasileiro de Segurança Pública de 2016, mais de quatro mil mulheres se tornaram vítimas fatais nos últimos anos, e muitas destas vidas poderiam ter sido salvas caso o quadro fosse detectado precocemente. O objetivo nesta pesquisa será correlacionar a atuação do cirurgião- dentista com a detecção precoce e denúncia dos casos de violência doméstica e/ou de gênero. Será realizada uma pesquisa de abordagem quanti- qualitativa, sendo na Delegacia da Mulher e/ou Instituto Médico Legal de Maringá analisados os exames de corpo de delito resultantes de violência doméstica e/o u de gênero, com o intuito de identificar as principais lesões faciais, bem como o principal local de acometimento no corpo. Concomitantemente, será realizada uma entrevista com cirurgiões- dentistas da rede pública de saúde de Maringá, com o objetivo de avaliar o nível de conhecimento e percepção dos mesmos sobre esse tipo de violência e conduta ideal, e ainda o possível atendimentos realizados em paciente vítimas desses quadros violentos. Por fim, espera- se com essa pesquisa explanar à comunidade científica e odontológica a relação Odontologia e paciente, que se bem aplicada levaria a possibilidade de detecção precoce da violência e diminuição do número de mortes por feminicídio ou diminuição da magnitude social de tais episódios de violência.
Palavras-chave: Agressão
Serviços de atendimento
Violência contra a mulher
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3927
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JEAN CARLOS RAMOS DULTRA.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)206.68 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.