EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3922
Tipo: Artigo
Título: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, PERCEPÇÃO DE IMAGEM CORPORAL E DEPENDÊNCIA DO EXERCÍCIO FÍSICO DE PRATICANTES DE CROSSFIT
Autor(es): ORTÊNCIO FILHO, Henrique
MATSUO, Adriano Ruy
Abstract: O Crossfit foi criado como um esporte derivado de exercícios realizados por soldados em treinamento nos Estados Unidos e é uma modalidade que se constitui em exercícios funcionais variados realizados em alta intensidade. Hoje, é praticado amplamente pelo Brasil, gerando melhoria do condicionamento e aumento das capacidades físicas, sensação de bem- estar e qualidade de vida. Após a execução da atividade, os praticantes tendem a apresentar a sensação de superação, já que os treinos diários exercitam o corpo todo, e não partes isoladas. Associam- se à busca da modalidade, também, questões associadas à imagem corporal, o que tem desencadeado, gradativamente a dependência do exercício físico. Assim, o presente estudo terá por objetivo analisar a relação das representações sociais de praticantes de Crossfit, sobre a modalidade, com a percepção de imagem corporal e dependência do exercício físico. Para tanto, o estudo contará com a participação praticantes, residentes na cidade de Maringá, Paraná, com idade entre 18 anos e 58 anos, de ambos os sexos. A coleta de dados será realizada por meio do Teste de Associação Livre de Palavras (TALP) e dos questionários Body Shape Questionnaire (BSQ) e Exercise Dependence Scale- Revised (EDS-R).
Palavras-chave: Exercício físico
Imagem corporal
Qualidade de vida
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3922
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Henrique Ortêncio Filho.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)128.11 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.