EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3920
Tipo: Artigo
Título: PERFIL NUTRICIONAL DE PACIENTES PORTADORES DE DERIVAÇÃO INTESTINAL E ELABORAÇÃO DE CARTILHA DE ORIENTAÇÃO NUTRICIONAL
Autor(es): PATROCINIO, Gizely Aparecida
BUSQUINI, Marjhory Carvalho
FERRARI, Ariana
Abstract: O objetivo desse estudo foi avaliar o perfil nutricional dos pacientes portadores de derivação intestinal, bem como desenvolver cartilha com orientação nutricional e de cuidados relacionados às ostomias. Trata- se de estudo transversal realizado junto a 29 pacientes ostomizados de ambos os sexos, com idades entre 18 e 90 anos, atendidos entre os meses de maio a julho de 2019, no Ambulatório de Ostomia de Maringá- PR. Para coleta dos dados sociodemográficos e clínicos foi aplicado questionário composto por questões sobre fatores biológicos, familiares, socioeconômicos e de saúde. Para avaliação do estado nutricional foram coletados dados antropométricos que incluíram peso e altura, índice de massa corporal (IMC), circunferência do braço (CB), área muscular do braço (AMBc), circunferência muscular do braço (CMB), prega cutânea tricipital (PCT) e o método de Força de Preensão Palmar (FPP). Por fim, para avaliação da qualidade de vida da pessoa ostomizada, foi utilizado questionário validado para a língua portuguesa Estoma- Qualidade de Vida. Considerando os resultados avaliados até o momento foi possível identificar a influência da alimentação no período pós- operatório e entender o quanto a falta de informação a respeito da condição de ostomizado pode influenciar negativamente a recuperação e qualidade de vida desse paciente. Espera- se com esta pesquisa orientar os pacientes ostomizados quanto à influência positiva da nutrição na resposta aos tratamentos antineoplásicos, elaborar cartilha explicativa junto ao ambulatório a fim instruí- los sobre essa condição, possibilitando a melhora da qualidade de vida desse indivíduo.
Palavras-chave: Câncer colorretal
Nutrição
Ostomia
Qualidade de vida
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3920
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GIZELY APARECIDA PATROCINIO.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)188.53 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.