EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3905
Tipo: Artigo
Título: ANÁLISE HISTOPATOLÓGICA DOS EFEITOS DO BIOTERAPEUTICO 200DH EM CAMUNDONGOS INFECTADOS POR TRYPANOSOMA CRUZI
Autor(es): BARROS, Eduarda Pereira de
ALEIXO, Denise Lexa
OLIVEIRA, Simone Martins de
Abstract: O Tripanosoma cruzi é um protozoário que instaura uma infecção grave em seu hospedeiro vertebrado, podendo causar danos irreversíveis, principalmente em suas células musculares, conhecida como a doença tripanossomíase ou Doença de Chagas. A medicação disponível no mercado, que combate esse parasito, não é eficiente e produz danos indesejáveis, fazendo- se necessário a busca por outros campos da medicina em termos de medicação. Nesse sentido, pesquisas com medicamentos homeopáticos têm se revelado promissoras no combate ao parasito, sobretudo as formas amastigotas, que são mais difíceis de serem exterminadas. Os bioterápicos são os homeopáticos que obtiveram maior sucesso em relação à infecção por T. cruzi. Esses medicamentos possuem seu princípio ativo retirado do próprio parasito, suas toxinas, parte de membras, realizando uma terapia conhecida como isoterapia – cura pelo igual. Dessa forma, são imprescindíveis mais esclarecimentos sobre o mecanismo pelo qual esse medicamento da prática complementar atua, sobretudo na área histopatológica, buscando evidenciar resultados com a dose adequada. Serão analisadas 100 lâminas histológicas, em ‘ziguezague’’, para que os campos não se sobreponham, objetivando encontrar células infectadas ou não pelas amastigotas, bem como células da imunidade inata ou adquirida, entendendo o papel da inflamação na progressão dessa doença e no ciclo de vida do parasito. São esperados resultados positivos, onde as amastigotas sejam extintas das células musculares, sem danos musculares, além de uma resposta inflamatória eficiente.
Palavras-chave: Bioterápicos
Doença de chagas
Homeopatia
T. cruzi
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3905
Data do documento: 30-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EDUARDA PEREIRA DE BARROS.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)172.89 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.