EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3895
Tipo: Artigo
Título: UMA PROPOSTA PARA DIMINUIR O RISCO DE CONTAMINAÇÃO CRUZADA DURANTE AÇÕES DE ESCOVAÇÃO COLETIVAS
Autor(es): OLIVEIRA, Amanda Capellin de
REZENDE, Thais Regina Signorini
BOTELHO, Maria Paula Jacobucci
DEMITO, Carina Faleiros
Abstract: A maior parte das doenças pode ser controlada quando os fatores para a sua instalação e progressão são identificados. Isto não ocorreu com a cárie. Os fatores primordiais para que a doença cárie se estabeleça foram identificados na década de 1970, mas até hoje a cárie permanece como um sério problema de saúde pública, principalmente em pessoas com menor poder aquisitivo e com menos instrução. Para tentar diminuir sua prevalência e severidade, o governo brasileiro orienta que sejam realizadas com regularidade as escovações supervisionadas direta e indireta, que são formas de educação da população em relação a manobras de higiene bucal que proporcionam simultaneamente o benefício da remoção mecânica do biofilme e do flúor na cavidade bucal. No entanto, essas atividades podem ser fonte de contaminação cruzada, como já visto em trabalho anterior. Formas para a dispensação do dentifrício serão testadas em laboratório de microbiologia com a finalidade de eliminar o risco da contaminação cruzada. Posteriormente, as alunas responsáveis pelo projeto farão treinamentos para professores e alunos de graduação da UniCesumar, que participam de ações de escovação supervisionada direta e indireta em escolas e creches do município e, também, na Associação Norte Paranaense de Reabilitação (ANPR). Com este trabalho espera- se poder contribuir para melhorar o processo educativo / preventivo em saúde bucal realizado no município de Maringá- PR e, posteriormente, divulgar este trabalho em revistas científicas da área para que outros municípios possam se beneficiar do processo.
Palavras-chave: Contaminação
Dentifrícios
Microrganismos
Biossegurança
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3895
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AMANDA CAPELLIN DE OLIVEIRA.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)203.16 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.