EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3890
Tipo: Artigo
Título: QUALIDADE DE SONO E NÍVEIS DE CORTISOL EM ESTUDANTES DE MEDICINA
Autor(es): LIMA, Yzadora Vittória Nunes
BOEING, Ana Clara de Oliveira
NISHIDA, Fernanda Shizue
RANGEL, Marcel Pereira
Abstract: Analisar a qualidade e quantidade de sono de alunos de Medicina em distintos períodos do ano letivo e sua relação com níveis de cortisol sérico. Metodologia: Estudo quantitativo, transversal. População será constituída por todos os alunos do curso de medicina, da primeira a sexta série, totalizando cerca de 1250 alunos. Critérios de exclusão adotados serão: estudantes menores de 18 anos e aqueles que não estiverem presentes no dia da coleta. Será aplicado questionário “Pittsburgh Sleep Quality Index”, para avaliar o sono e seus aspectos gerais. Informações sobre níveis séricos de cortisol serão obtidas por coleta de amostra de sangue, que será realizada na Unidade Clínica da Instituição de ensino, para a dosagem de cortisol (método imunoenzimático - ELISA), ocorrerão três coletas em diferentes tempos, no inicio do ano letivo, meio e final do mesmo, para avaliar as alterações do hormônio. Será realizada a análise descritiva com distribuições percentuais para as variáveis qualitativas e com o cálculo de medidas de tendência central e dispersão para as variáveis quantitativas. O projeto será submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos da Unicesumar, atendendo a Resolução 466/12 do CNS. Para a realização do trabalho de campo, será obtida autorização da Instituição de Ensino. Será solicitada a assinatura do TCLE. Resultados Esperados: Espera- se identificar alterações nos níveis de cortisol de acordo com a qualidade e quantidade de sono bem como em relação ao período letivo. Conhecer esses resultados permitirá propor medidas para promover a saúde e qualidade de vida dos estudantes.
Palavras-chave: Cortisol
Sono
Estudantes de medicina
Promoção da saúde
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3890
Data do documento: 30-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
YZADORA VITTÓRIA NUNES LIMA.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)142.03 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.