EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3884
Tipo: Artigo
Título: PREVALÊNCIA DE CONSTIPAÇÃO EM MULHERES DE MEIA IDADE COM EXCESSO DE PESO E OBESIDADE
Autor(es): RECALCATTI, Vanessa
NOGUEIRA, Mariane
FERRARI, Ariana
MACUCH, Regiane da Silva
BRANCO, Bráulio Henrique Magnani
BENNEMANN, Rose Mari
Abstract: A obesidade é uma desordem nutricional caracterizada pelo excesso de calorias ingeridas acima do consumo corporal, resultando em um acúmulo de tecido adiposo e no aumento do peso. Sabe- se que alimentação de indivíduos com excesso de peso e obesidade é pobre em fibras (frutas, legumes e verduras) e rica em alimentos com alto teor de gorduras, sal e açúcares que pode levar a constipação funcional, uma vez que esta está relacionada a maus hábitos alimentares como o pouco consumo de fibras. O objetivo do presente estudo será verificar a prevalência de constipação em mulheres de meia idade com excesso de peso e obesidade. O estudo será transversal, quantitativo, com coleta de dados secundários. Serão utilizados dados dos formulários, da primeira avaliação de mulheres com excesso de peso e obesidade, com idade igual ou superior a 40 e ≤ 59 anos, inscritas no Grupo de Estudos em Educação Física, Fisioterapia, Esportes, Nutrição e Desempenho (GEFFEND) do Centro Universitário de Maringá – Unicesumar, Maringá- PR. Serão utilizadas as medidas de peso, estatura e as variáveis: idade, hábito intestinal (frequência e consistência), patologias e medicamentos utilizados. O estado nutricional será determinado pelo índice de massa corporal (IMC). As mulheres serão consideradas com constipação quando a frequência de evacuação corresponder a mais de 3 dias sem evacuação e apresentarem fezes do tipo 1 e 2 pela Escala fecal de Bistrol. Espera- se encontrar percentual elevado de mulheres na meia idade com constipação.
Palavras-chave: Constipação
Mulheres
Obesidade
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3884
Data do documento: 30-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VANESSA RECALCATTI.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)164.4 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.