EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3878
Tipo: Artigo
Título: EFEITOS DA DIETA PADRÃO DE MOÇAMBIQUE NA PAREDE DO INTESTINO DELGADO DE RATOS WISTAR
Autor(es): SANTOS, Amanda Carolina
GOMES, Sofia Ramalho
MARTINS, Heber Amilcar
MAROSTI, Aline Rosa
Abstract: Segundo a Food and Agriculture Organization of the United Nations (FAO), 12% da população mundial estavam desnutridas (entre 2010 a 2012), o que corresponde a 870 milhões de pessoas (Monte, 2000). Em Moçambique, mais de 40% das crianças são acometidas pela desnutrição crônica. A doença pode estar relacionada, à falta de qualidade da dieta que é oferecida à população, pois exibe principalmente, deficiência em proteína animal em sua composição, o que acarreta em prejuízo ao desenvolvimento do organismo, pois é considerada uma boa fonte de aminoácidos essenciais. Na presente pesquisa foi reproduzida em laboratório, a dieta básica da população de Moçambique (DM), com o objetivo de avaliar seus efeitos na morfologia da parede do intestino delgado de ratos Wistar. Para isso, uma parte do projeto foi desenvolvido no ICB/USP, onde os animais foram mantidos e divididos nos grupos: Controle, com dieta AIN- 93G com adição de 20% de caseína (NN21) e Dieta de Moçambique (DM21). Na mesma época, os segmentos oral e aboral foram coletados e submetidos à técnica de coloração pela HE para confecção do laminário histológico. Resultados preliminares, qualitativos e quantitativos, mostraram uma diminuição da altura das vilosidades e espessura das camadas musculares circular e longitudinal e aumento da quantidade de células caliciformes, que podem resultar em alterações das funções intestinais.
Palavras-chave: Desnutrição
Intestino delgado
Proteína vegetal
Morfologia
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3878
Data do documento: 30-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SOFIA RAMALHO GOMES.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)294.43 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.