EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3854
Tipo: Artigo
Título: CRIAÇÃO DA UNIVERSIDADE ABERTA À TERCEIRA IDADE (UNATI) – UNICESUMAR: IMPACTO NA QUALIDADE DE VIDA DO IDOSO
Autor(es): VAROLO, Marcela Rodrigues
SOUZA, Stephany Paola de
RISSARDO, Leidyani Karina
Abstract: O envelhecimento populacional traz a necessidade de criar e ampliar espaços que atendam às demandas da população que envelhece e promovam, sobretudo, a qualidade de vida. Em 1992 houve a readaptação de um projeto francês, o qual no Brasil foi denominado Universidade aberta à terceira idade (UnATI), que é um espaço que tem como objetivo oferecer uma alternativa para os idosos utilizarem seu tempo de maneira cultural, social e esportiva, além da integração, atualização e aquisição de novos conhecimentos, possibilitando a reintegração destes à sociedade. Esta pesquisa objetiva a criação da UnATI- Unicesumar com foco na reinserção social e aquisição de novos conhecimentos aos idosos participantes, bem como avaliar a repercussão desse projeto na qualidade de vida da população- alvo. As atividades acontecerão de agosto de 2019 a junho de 2020, em que, inicialmente, poderão participar cinquenta idosos. O tema proposto para o grupo envolverá a ciências da saúde, com foco para o autocuidado e promoção da saúde, bem como aspectos ligados a informática com instrução e manejo de instrumentos tecnológicos. O processo avaliativo acontecerá por meio do referencial metodológico da Avaliação de Quarta Geração, em que o idoso será convidado a participar de uma entrevista no seu ingresso e outra no egresso nos grupos do projeto. Acredita- se que com a criação dos grupos dos idosos ocorrerá um impacto positivo nas condições de vida e saúde da população idosa, bem como a disseminação do conhecimento. Estes benefícios permitirão estímulos para a sociedade desenvolver e implantar projetos análogos.
Palavras-chave: Assistência integral à saúde
Avaliação em saúde
Medicina
Mudança social
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3854
Data do documento: 30-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARCELA RODRIGUES VAROLO.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)177 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.