EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3837
Tipo: Artigo
Título: ANÁLISE DA QUALIDADE DE VIDA DE IDOSOS QUE SOFRERAM QUEDA
Autor(es): ABREU, Laís Paulino de
SANTOS, Aliny de Lima
Abstract: Objetivo: Avaliar a qualidade de vida de idosos que sofreram ao menos uma queda no último ano e são atendidos na atenção primária a saúde de um município do Sul do Brasil.Metodologia: Estudo observacional, transversal, de abordagem quantitativa a ser realizado com idosos que sofreram queda no último ano e que utilizam a Atenção Primária a Saúde do município de Mandaguari- PR. A população de estudo serão os idosos que estão cadastrados nas UBS. Inicialmente será realizado um levantamento junto a Secretaria de Saúde da quantidade de Unidades Básicas de Saúde e a quantidade de idosos cadastrados em cada uma delas, bem como endereço e telefone de contato das unidades de saúde. Após entrar em contato com as unidades será feito o levantamento de quantos idosos cadastrados nas unidades sofreram queda no último ano, utilizando os dados como telefone e endereço para marcar horário para visitar estes idosos. Para levantamento de dados serão utilizados: questionário sociodemográfico, o questionário WhoqolBref que avalia a qualidade de vida, a Escala de Lawton- Brody que permite verificar as atividades de vida diária instrumental, o Índice de Katz que fala sobre as atividades de vida diária básica e a Escala Geriátrica de Depressão permitindo avaliação de transtornos depressivos. Todos os instrumentos serão aplicados pelo pesquisador visto que alguns idosos podem ter dificuldades com a leitura. Após coleta de dados será realizado o agrupamento com o Excel e avaliado cada instrumento com sua pontuação.
Palavras-chave: Saúde do idoso
Atenção primária à saúde
Qualidade de vida
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3837
Data do documento: 30-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LAÍS PAULINO DE ABREU.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)138.17 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.