EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3823
Tipo: Artigo
Título: AVALIAÇÃO FÍSICO - QUÍMICA E SENSORIAL DE BISCOITOS TIPO COOKIE CONTENDO RESÍDUO DE CEVADA MALTADA
Autor(es): FELIPE, Daniele Fernanda
BIDO, Graciene de Souza
CARVALHO, Luísa Ferreira Mercês Castro de
TREVIZAN, Jaqueline Andrea Custódio
Abstract: A facilidade para utilizar o bagaço de malte, que é o principal resíduo obtido na fabricação de cerveja, e o seu baixo custo, são incentivos para que este ingrediente seja usado nos alimentos podendo substituir em a tradicional farinha de trigo. O presente trabalho tem como objetivo desenvolver uma receita de biscoito tipo cookie utilizando o bagaço do malte em substituição à farinha de trigo. Primeiramente, será adquirido o bagaço do malte em uma cervejaria, e em seguida será realizado o seu processamento. O bagaço do malte processado será submetido aos seguintes testes: teor de umidade, determinação de cinzas,análise do teor de proteínas, teor de lipídeos, teor de fibras e de teor de carboidratos. Após, os biscoitos elaborados serão submetidos às mesmas análises realizadas para o bagaço do malte, além da realização da análise sensorial do produto. Os dados obtidos serão tabulados e analisados estatisticamente através do programa estatístico Sisvar®. A execução deste estudo possibilitará o aumento dos conhecimentos sobre o resíduo resultante da indústria cervejeira, principalmente relacionados à composição nutricional e ao descarte deste insumo no meio ambiente. Espera- se que o bagaço do malte apresente alto valor nutricional, podendo ser utilizado na preparação de alimentos, sendo uma alternativa para a indústria alimentícia.
Palavras-chave: Alimento
Bagaço do malte
Reaproveitamento
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3823
Data do documento: 30-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JAQUELINE ANDREA CUSTÓDIO TREVIZAN.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)204.82 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.