EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3809
Tipo: Artigo
Título: PBL E A FORMAÇÃO EM MEDICINA: UMA ESTRATÉGIA DE ENSINO E AUTONOMIA DE APRENDIZAGEM
Autor(es): MIRANDA, Gabrielle Bonilha
SANTOS, Sandy Staquecini
FORNO, Letícia Fleig Dal
BERNUCCI, Marcelo Picinin
Abstract: O Ministério da Educação juntamente com o Ministério da Saúde, em contexto brasileiro, propuseram mudanças nas Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Medicina com o intuito de diplomar médicos mais críticos, reflexivos, humanistas e responsáveis pela sua própria aprendizagem. Tais mudanças repercutem no desenvolvimento de práticas pedagógicas que envolvam processos ativos de aprendizagem na formação do futuro médico. Sendo assim, as metodologias ativas surgem para auxiliar estas alterações propostas em vinculação ao processo de ensino e de aprendizagem do futuro médico. Neste propósito o presente projeto de pesquisa tem como temática o Problem Based Learning (PBL), por tal método ser utilizado no curso de Medicina da Unicesumar, e busca entender como ele funciona na prática, evidenciando as suas vantagens e desvantagens a partir da percepção dos estudantes e tutores sobre o PBL. Para tal objetivo de pesquisa, será elaborado e validado um Instrumento de Avaliação do PBL composto de dois diferentes questionários – um para os estudantes e outro para os tutores –, fundamentado na literatura acerca do método do PBL. A aplicação dos questionários será feita para estudantes das turmas do segundo ao quinto ano e para tutores de cada turma. Os resultados obtidos serão analisados quantitativamente no interim de validação do Instrumento de Avaliação do PBL. Espera- se, com esta pesquisa, construir um Instrumento de Avaliação do PBL válido e aplicável para que as universidades possam utiliza- lo e aperfeiçoar o processo de ensino e de aprendizagem dos futuros médicos do país.
Palavras-chave: Educação Superior
Instrumento de avaliação
Metodologia ativa
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3809
Data do documento: 30-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GABRIELLE BONILHA MIRANDA.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)197.79 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.