EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3805
Tipo: Artigo
Título: DIABETES NA GESTAÇÃO DE ALTO RISCO E DESFECHOS PERINATAIS: ESTUDO CASO CONTROLE
Autor(es): BACKES, Gabriela Medeiros
MARTIN, Amanda Tiemi Suzuki
ANTUNES, Marcos Benatti
Abstract: O diabetes mellitos é um grupo de doenças com alterações metabólicas que possuem como característica fenotípica a hiperglicemia. Inclusive, sua expressão muitas vezes depende de fatores genéticos e ambientais.O diagnóstico de diabetes gestacional é uma intercorrência clínica no período gestacional. O objetivo desse estudo será analisar o perfil e resultados perinatais de gestantes de alto risco com diabetes como condições clínicas pré- existentes e gestacional. Trata- se de um estudo epidemiológico, observacional e retrospectivo, com abordagem quantitativa. A população será constituída de todos os prontuários, relatórios e cartão das gestantes atendidas e classificadas como alto risco e com diabetes. As variáveis independentes serão constituídas pelas gestantes com diabetes, classificada em: diabetes como CCPE e diabetes gestacional. Sendo assim serão formados dois grupos caso e um grupo controle: grupo I – gestantes com condição clínica preexistente de diabetes; grupo II – gestantes com diabetes gestacional (intercorrência clínica na atual gestação) e grupo III – grupo controle, constituído por gestantes de alto risco que não apresentam diabetes e que serão homogeneizadas aos grupos controle por meio do variável idade, vive ou não com o companheiro e escolaridade. As variáveis desfechos serão: prematuridade, baixo peso ao nascer, Apgar <7 no 1º e 5º minutos, óbito fetal, óbito neonatal e tipo de parto.Espera- se caracterizar as gestantes de alto risco com diabetes e criar estratégias de saúde voltadas para a identificação precoce de agravos durante o pré- natal e minimizar os desfechos desfavoráveis na gestação.
Palavras-chave: Saúde materno - infantil
Complicações na gravidez
Diabetes Mellitus
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3805
Data do documento: 30-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GABRIELA MEDEIROS BACKES.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)156.07 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.