EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3798
Tipo: Artigo
Título: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO IFRR/CBVZO EM RELAÇÃO AOS MÉTODOS DE ENSINO APRENDIZAGEM UTILIZADOS PELOS DOCENTES
Autor(es): SOBRINHO, Vitória de Melo
OLIVEIRA, Hudson do Vale de
Abstract: Assim como cada aluno tem o seu ritmo e também a sua maneira específica de assimilar determinados conteúdos, cada professor apresenta metodologias específicas de “transmissão” desses conteúdos. Especificidades essas que, dependendo das disciplinas, tornam-se ainda mais fortes e características. Porém, independente dessas particularidades, existem estudos comprovando que a utilização de diferentes metodologias pode contribuir não só para uma maior assimilação dos conteúdos, mas também para a motivação dos alunos quando dessa “transmissão”, garantindo uma maior participação destes nas aulas e, consequentemente, melhores resultados quando do final do período letivo. Nesse contexto, o objetivo geral da pesquisa foi analisar a percepção dos alunos do IFRR/Campus Boa Vista Zona Oeste em relação aos métodos de ensino aprendizagem utilizadas pelos docentes. Para tanto, a pesquisa buscou, por meio da aplicação de um questionário com perguntas abertas e fechadas, identificar os métodos de ensino utilizados pelos docentes, na percepção dos alunos, assim como identificar, ainda junto aos alunos, os métodos que mais promovem motivação. Percebeu-se que a utilização de slides é um método bastante utilizado pelos docentes. Porém, este método não é, aparentemente, o mais atraente para os alunos, que preferem a utilização de aulas mais dinâmicas, que fujam do, digamos, método tradicional. Vale ressaltar que a pesquisa apresenta impacto social, considerando que as suas contribuições podem ser pensadas nas óticas educacional e motivacional.
Palavras-chave: Metodologias
Motivação
Satisfação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3798
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Vitória de Melo Sobrinho.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de outubro de 2019)193.92 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.