EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3792
Tipo: Artigo
Título: OPERAÇÃO MÃOS LIMPAS: ADESÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE NA HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS EM UM HOSPITAL DE MÉDIO PORTE
Autor(es): SILVA, Amanda Cardoso da
IRINEU, Nathalia Borges da Costa
KURODA, Marcia Regina Pasquim
SALVAGIONI, Denise Albieri Jodas
ARAUJO, Juliane Pagliari
MEDEIROS, Fabiana Fontana de
Abstract: A higienização das mãos é reconhecida mundialmente como uma medida muito importante no controle de infecções relacionadas à assistência à saúde. Por esse motivo, tem sido considerada como um dos pilares da prevenção e do controle de infecções nos serviços de saúde. Trata- se de um estudo transversal, descritivo, o qual faz parte do projeto de extensão “Enfermagem na prevenção e controle de infecções do ambiente hospitalar” do Instituto Federal do Paraná. O estudo aconteceu em um hospital de médio porte do município de Londrina e consistiu em duas etapas: observação e intervenção. Os profissionais de saúde foram observados durante quatro dias do mês de maio de 2019, por alunos do curso técnico de enfermagem, quanto à higienização das mãos com água e sabão ou solução alcoólica. Foram observados pelos alunos 87 procedimentos de higienização das mãos, sendo destas 93% realizadas por técnicos de enfermagem. Dentre as oportunidades observadas, 41% poderiam ter higienizado as mãos após tocar no paciente, seguidos de 25% antes de tocar no paciente. Quanto à adesão dos profissionais de saúde na higienização das mãos, 78 (90%) não adotaram a prática mesmo após a exposição de uma das oportunidades/indicações para sua realização. Este estudo confirmou que a adesão dos profissionais para a prática de higiene das mãos ainda é baixa, devendo ser estimulada para tornar esses profissionais conscientes da importância de tal hábito.
Palavras-chave: Desinfecção das mãos
Enfermagem
Segurança do paciente
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3792
Data do documento: 30-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FABIANA FONTANA MEDEIROS.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)230.68 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.