EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3787
Tipo: Artigo
Título: ANÁLISE MORFOQUANTITATIVA DOS COMPONENTES DO INTESTINO GROSSO DE RATOS GOTO - KAKIZAKI (GK)
Autor(es): BARROS, Eduarda Pereira de
DELIBERALLI, Amanda
PEREIRA, Joice Naiara Bertaglia
CURI, Rui
MAROSTI, Aline Rosa
Abstract: A Diabetes Melittus tipo 2 (DM2) é uma doença crônica não transmissível que está relacionada com a deficiência das células β pancreáticas ou a resistência à insulina. Consequentemente, compromete o metabolismo da glicose, proporcionando uma falha em seu armazenamento nos músculos, tecido adiposo e fígado. Isso, a longo prazo, pode proporcionar neuropatias autonômicas que provocam alterações geniturinárias e gastrointestinais. Dessa forma, podendo afetar a morfologia do trato gastrointestinal (TGI) e do sistema nervoso entérico responsável por grande parte da motilidade intestinal. O animal utilizado será o rato Goto -Kakizaki (GK), espontâneo de diabetes mellitus tipo 2,muito estudado devido seu contraste com outros roedores, uma vez que não se torna obeso e não desenvolve hiperlipidemia. São escassos os trabalhos científicos que avaliam a morfologia do TGI relacionado à DM2 com os animais GK, principalmente, do intestino grosso. Resultados parciais indicaram uma diminuição da área da mucosa e da espessura das camadas musculares circular e longitudinal nos animais GK,quando comparados aos animais controle, que podem levar a alterações na absorção intestinal.
Palavras-chave: DM
GK
Parede intestinal
Resistência à insulina
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3787
Data do documento: 30-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EDUARDA PEREIRA DE BARROS.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)227.35 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.