EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3783
Tipo: Artigo
Título: A MEDIAÇÃO COMO SOLUÇÃO PARA O CONFLITO DA ALIENAÇÃO PARENTAL NA GUARDA COMPARTILHADA
Autor(es): FAGUNDES, Giovane Rampazzo
RICHETTI, Tatiana
Abstract: O Brasil por conta das mudanças no formato da atual sociedade vem sofrendo um aumento considerável de processos de divórcio, e junto com o divórcio na maioria dos casos há um ou mais filhos, que ficam no meio desse impasse entre genitores. Com isso, fruto desse complexo processo que é o divórcio surge muitas mágoas e ressentimentos, resultantes da relação afetiva que se rompe, e se torna um problema para o judiciário regulamentar a forma de convívio dos genitores com os filhos, por meio da guarda. Em 2014, por meio da Lei nº 13.508, foi regulamentada a guarda compartilhada, e a partir de então, passou a ser considerada a guarda obrigatória por muitos juízes. Ocorre que, com a imposição da divisão de obrigações entre os pais que não possuem uma boa relação, surge o problema da alienação parental, onde o genitor que está exercendo a atividade da guarda, busca fazer a cabeça do menor contra o outro genitor, rompendo laços afetivos entre os mesmo e causando enormes danos e transtornos à formação da criança ou do adolescente. Entretanto, como forma de solução para esse problema tem a mediação, que surge como uma técnica muito eficaz, que busca romper com o sistema judiciário tradicional e ajudar as partes na solução dos conflitos, não buscando culpados e sim a abertura de um diálogo, produzindo o efeito apaziguador desejado pela justiça, mas que muitas vezes não consegue atingir esse objetivo.
Palavras-chave: Conflito
Divórcio
Métodos alternativos
Transtornos
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3783
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Giovane Rampazzo Fagundes.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)160.52 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.