01 - CAMPUS MARINGÁ 1. TCC NUTRIÇÃO
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/374
Tipo: Artigo
Título: Ocorrência de episódios de compulsão alimentar e estado nutricional em acadêmicos do curso de nutrição de uma instituição particular de ensino superior do Município de Maringá - PR
Autor(es): GANDOLFO, Edilaine de Almeida
Primeiro Orientador: CARVALHO,Isabelle Zanquetta
Abstract: O presente estudo tem como objetivo identificar a ocorrência de episódios de compulsão alimentar e avaliação nutricional em acadêmicos do curso de Nutrição (1º ano matutino e noturno). Foi realizado um estudo transversal quantitativo nas dependências de uma Instituição de Ensino Particular do município de Maringá-PR. Foram avaliados acadêmicos de ambos os sexos. Para identificação do Transtorno de Compulsão Alimentar Periódica (TCAP) foi aplicado um questionário de escala de compulsão alimentar periódica, constituído por 16 questões e simultaneamente foi realizada a avaliação do estado nutricional por meio de medidas antropométricas. Foram avaliados 76 universitários e com a análise dos resultados observou-se que 67 dos universitários não apresentaram o TCAP, porém 8 apresentaram TCAP moderada e 1 apresentou o TCAP grave. Concluiu-se que esse distúrbio acontece com maior frequência no sexo feminino, porém o maior percentual de excesso de peso foi encontrado nos universitários do sexo masculino e foi constatado que peso normal não é sinônimo de não ter transtorno de compulsão alimentar.
Palavras-chave: Transtorno Alimentar
Estado Nutricional
Índice de Massa Corporal
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/374
Data do documento: 1-Dez-2017
Aparece nas coleções:NUTRIÇÃO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Edilaine de Almeida Gandolfo.pdfpdf388.13 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.