Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/373
Tipo: | Artigo |
Título: | Avaliação do estado nutricional de crianças de uma Escola Municipal da Cidade de Maringá - PR |
Autor(es): | NUNES, Aline Karen FUKURO, Layane Miyuli Garnica |
Primeiro Orientador: | BENNEMANN,Rose Mari |
Abstract: | O estado nutricional é o resultado do balanço entre as necessidades e a oferta de nutrientes e está diretamente ligado à saúde da criança por todo o seu processo de crescimento, além de exercer influência marcante em todos os quadros clínicos infantis. Com o objetivo de avaliar o estado nutricional de escolares do ensino fundamental de uma escola municipal de ensino, foram aferidos o peso e a estatura de 282 crianças, de seis a nove anos de idade, e posteriormente classificadas segundo os valores estabelecidos pelo SISVAN (2011) para IMC por idade (IMC/I), peso por idade (P/I) e estatura por idade (E/I). A análise mostrou que a maioria dos escolares se encontram eutróficos e com o peso e a estatura adequados para a idade, sendo que o grupo do sexo masculino possui maior percentual para excesso de peso e obesidade em relação ao grupo feminino. A pesar do percentual de crianças com estado nutricional inadequado ter sido menor, é importante ressaltar a necessidade de intervenções e cuidados que promovam a melhora ou a manutenção do estado nutricional das crianças. |
Palavras-chave: | Avaliação nutricional Criança Composição corporal |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | UNIVERSIDADE CESUMAR |
Sigla da Instituição: | UNICESUMAR |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/373 |
Data do documento: | 1-Dez-2017 |
Aparece nas coleções: | NUTRIÇÃO |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Aline Karen Nunes.pdf | 511.94 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.