EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3722
Tipo: Artigo
Título: PROTÓTIPO DE CANHÃO A EXPLOSÃO
Autor(es): CUNHA, Márcio Eleotério
MARCH, Marcelo Birello
BANDARTCHUC, Gabriel
CAMILLO, Beatriz Farinacio
Abstract: O ensino de Física tem como desafio atrair a atenção dos estudantes. Muitos conteúdos necessitam transcender as teorias em sala de aula, de modo a visualizar os fenômenos para sua melhor compreensão. Neste trabalho utilizou-se as metodologias ativas (MA) de ensino aprendizagem, com objetivo de facilitar o estudo e a compreensão da Física, e, incentivar o estudante a apropriar-se desta ferramenta e promover sólida formação tecnológica, especificamente nos conteúdos de termodinâmica e cinemática: velocidade; movimento uniforme; movimento uniformemente variado; movimento vertical; vetores e movimento oblíquo, por meio da construção experimental de um protótipo de canhão a explosão. Tal projeto justifica-se por facilitar a aplicação da teoria com a prática, onde estudantes do ensino fundamental II antecipam o contato dos conteúdos de Física de forma criativa, interativa, didática e lúdica. Na construção do projeto foram utilizados os materiais de baixo custo como madeira reutilizada, fio de telefone, clique de isqueiro, tubo de filme de máquina fotográfica, parafusos de rosca, argolas de metais, álcool de carro(combustível) e parafuso borboleta. Após a construção do experimento, verificou-se que a explosão do projétil (tubo de filme de máquina fotográfica) descreva um arco de parábola, que permita estudar algumas variáveis, dentre elas, a velocidade e alcance máximo devido ao ângulo de lançamento, bem como a ignição da explosão. De acordo com o cronograma haverá estudo dos conceitos de termodinâmica e cinemática, uma vez que no ensino fundamental II ainda não tem em sua grade curricular esses conteúdos, e quando os tem, são vistos superficialmente.
Palavras-chave: Ensino de física
Ensino de química
Interdisciplinaridade
Metodologia ativa
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3722
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Márcio Eleotério Cunha.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)262.45 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.