EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3693
Tipo: Artigo
Título: AVALIAÇÃO DO COMPORTAMENTO LATERÍTICO DE SOLOS TÍPICOS DO NOROESTE DO PARANÁ ATRAVÉS DO MÉTODO DE ADSORÇÃO DE AZUL DE METILENO E DA METODOLOGIA MCT
Autor(es): LADEIRA, Alexia Trípodi
SANDOL, Maria Alice Mazurek
LUKIANTCHUKI, Juliana Azoia
ILDEFONSO, Jesner Sereni
Abstract: Este projeto de pesquisa teve como finalidade comparar os resultados de classificação de comportamento laterítico obtidos entre o ensaio da metodologia MCT e do método de adsorção de azul de metileno para 4 solos típicos do Noroeste do Paraná. A importância desse projeto de pesquisa se deve ao fato de que o conhecimento das características dos solos é de fundamental importância para o seu emprego adequado. Especialmente no que se refere ao comportamento laterítico das camadas de solo uma vez que tais materiais apresentam um excelente comportamento para o emprego em camadas de pavimento. De maneira geral os resultados apresentaram-se satisfatórios e indicaram que o método de adsorção de azul de metileno não se apresentou adequado com a metodologia MCT para identificação de comportamento laterítico.
Palavras-chave: Investigação geotécnica
Comportamento laterítico
Pavimentação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3693
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Alexia Trípodi Ladeira.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)300.94 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.