EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3686
Tipo: Artigo
Título: DETERMINAÇÃO DA ATIVIDADE ENZIMÁTICA DA α - AMILASE E SUA INIBIÇÃO POR EXTRATOS DE STEVIA REBAUDIANA
Autor(es): CIOTTA, Simone Rocha
ZORZENON, Maria Rosa Trentin
HODAS, Fabiane
DACOME, Antônio Sérgio
MILANI, Paula Gimenez
COSTA, Silvio Claudio da
Abstract: A stevia rebaudiana possui compostos de alto poder edulcorante dos quais se originam adoçantes naturais e não calóricos. Além disso, a stevia possui propriedades hipoglicêmicas, as quais geram interesse na sua utilização para o tratamento de pacientes diabéticos. Sendo assim, este estudo teve como objetivo obter os extratos aquoso e metanólico de folhas de stevia e avaliar a atividade enzimática da α – amilase, enzima que hidrolisa o amido e o glicogênio, produzindo monossacarídeos que aumentam o nível da glicemia sanguínea, na presença e na ausência desses extratos, a fim de se verificar o poder inibitório destes sobre a enzima. O extrato metanólico foi obtido por aparato soxhlet através de extração até a exaustão e seco em rotaevaporador, enquanto o extrato aquoso foi obtido através da metodologia em shaker e foi seco em Spray Dryer. Resultados mostraram que o extrato metanólico não apresentou ação inibitória sobre a atividade da enzima α – amilase. Já o extrato aquoso mostrou-se eficiente como inibidor da enzima, atingindo um percentual de inibição de 39%. Ainda, foi possível determinar o tipo da inibição, tipo incompetitiva. Tais resultados mostram que o extrato aquoso possui ação inibitória significante sobre a atividade da enzima α – amilase, ao atuar como inibidor do tipo incompetitivo e reforça então a sua possível utilização como droga antidiabética natural.
Palavras-chave: Cinética enzimática da α – amilase
Extrato aquoso de stevia
Extrato metanólico de stevia
Potencial inibidor da α – amilase por stevia
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3686
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Simone Rocha Ciotta.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)246.69 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.