EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3662
Tipo: Artigo
Título: VENTOSATERAPIA NO TRATAMENTO DE LOMBALGIA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
Autor(es): GESUALDO, Camila Rafaeli
SILVA, Joyce Fernandes da
ANTUNES, Marcos Benatti
Abstract: A ventosaterapia é uma prática integrativa e complementar que minimiza diversas dores, incluindo as dores lombares. O objetivo desse estudo será analisar os efeitos da ventosaterapia no tratamento das lombalgias. Trata-se de uma revisão integrativa que será baseada em meio do acesso eletrônico a Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) nas bases de dados: Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE) e Literatura Latino-Americana e do Caribe de Ciências da Saúde (LILACS), revistas específicas de práticas integrativas e complementares, e, além disso, buscaremos as referências de estudos publicados. Utilizaramse os seguintes descritores com o uso dos Operadores Booleanos (OB) “AND” e “OR”: “ventosaterapia”, “dor lombar”, “lombalgia” e “ventosa” no período de janeiro de 2009 a março de 2019. Como resultados, espera-se encontrar relação entre o uso da ventosaterapia no tratamento de lombalgias fortalecendo a prática desta terapia complementar em conjunto com a ciência.
Palavras-chave: Ventosa
Práticas Integrativas
Dor nas costas
Revisão
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3662
Data do documento: 30-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Camila Rafaeli Gesualdo.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)132.22 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.