EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3655
Tipo: Artigo
Título: MANIFESTAÇÃO EXTRAINTESTINAL DA RETOCOLITE ULCERATIVA INDUZIDA POR TNBS EM RATOS WISTAR E A RESPOSTA AO TRATAMENTO COM NANOPARTÍCULAS DE CURCUMINA
Autor(es): CAROBELI, Lucimara Rodrigues
LUZ, Débora dos Anjos Weber
NEVES, Camila Quaglio
GONÇALVES, Odinei Hess
AMADO, Ciomar Aparecida Bersani
NATALI, Maria Raquel Marçal
Abstract: Manifestações extraintestinais de doenças inflamatórias intestinais são frequentes sendo o fígado um dos seus principais alvos. Terapias com anti- inflamatórios naturais são uma alternativa aos tratamentos convencionais e formulações com nanopartículas melhoram a biodisponibilidade. O objetivo deste trabalho foi constatar a manifestação extraintestinal da doença inflamatória intestinal no fígado e verificar se o tratamento com nanopartículas de curcumina previne tais manifestações. Ratos com colite experimental induzida por enema de ácido trinitrobenzenosulfônico e ratos não colíticos que receberam enema com salina, foram tratados com água ou nanopartículas de curcumina (25mg/kg) por 7 dias. Após o período experimental realizou- se a eutanásia retirando o fígado para pesagem e realização de análises do estado inflamatório por meio de detecção da atividade das enzimas mieloperoxidase e N- acetilglucosaminidase e do estado oxidativo, por meio da detecção da atividade das enzimas glutationa S- transferase, catalase e superóxido dismutase e dos níveis de glutationa reduzida e peroxidação lipídica. A colite experimental foi capaz de reduzir o peso do fígado, aumentar a atividade da mieloperoxidase e da N- acetilglucosaminidase, reduzir a atividade da catalase e da glutationa S- transferase, comparado ao grupo controle (p<0,5), indicando quadro de inflamação e estresse oxidativo. O tratamento com nanopartículas de curcumina foi capaz de evitar o surgimento destas alterações comparado ao grupo não tratado p<0,05). Conclui- se que o fígado apresentou alterações bioquímicas decorrentes da colite experimental e o tratamento com as nanopartículas de curcumina mostrou- se eficaz na prevenção destas alterações.
Palavras-chave: Colite
Estresse oxidativo
Fígado
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3655
Data do documento: 30-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUCIMARA RODRIGUES CAROBELI.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)160.74 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.