EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3652
Tipo: Artigo
Título: TESTES DE ESPORULAÇÃO DE FUSARIUM GRAMINEARUM , O AGENTE CAUSAL DA GIBERELA
Autor(es): GABRIEL, Lorrant Cavanha
MATTOS, Amanda do Prado
ANGELOTTI, Priscila
GAROZI, Renato
TESSMANN, Dauri José
Abstract: Uma das doenças mais importantes da cultura da cevada ( Hordeum vulgare) é a giberela, causada pelo fungo Fusarium graminearum. O objetivo do estudo foi avaliar diferentes meios de cultura utilizados para a produção de macroconídios de F. graminearum em placas de Petri para serem utilizados em ensaios que requerem inoculação do patógeno. Os métodos avaliados foram:a) meio de cultura líquido de feijão mungo com apenas uma agitação diária de duração de um minuto; b) meio de cultura de feijão mungo líquido mantido sem agitação; c) meio de cultura líquido de feijão mungo sob agitação constante; d) meio de cultura de feijão mungo sólido (com a adição de ágar); e) meio SNA (sólido); e f) meio SNA suplementado com pedaços de papel filtro. O experimento foi conduzido em delineamento completamente casualizado, com quatro repetições. A quantidade de macroconídios foi avaliada com 9 e 18 dias de incubação. A maior produção de macroconídios foi obtida no meio de cultura líquido de feijão mungo sob agitação constante.
Palavras-chave: Cevada
Conídios
Meios de cultura
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3652
Data do documento: 30-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LORRANT CAVANHA GABRIEL.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)142.94 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.