EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3650
Tipo: Artigo
Título: ESTRUTURA E DINÂMICA DA COMUNIDADE DE CILIADOS PLANCTÔNICOS (PROTISTA - CILIOPHORA) DE UM LAGO URBANO, EM DISTINTAS ESCALAS TEMPORAIS
Autor(es): SANTANA, Loiani Oliveira
MASQUETTO, Gustavo Boveto
SANTOS, Fabiana Maestá dos
DURÁN, Carolina Leite Guimarães
SILVA, Melissa Progênio da
VELHO, Luiz Felipe Machado
Abstract: Os protozoários ciliados pertence a uma comunidade de grande importância para os ecossistemas aquáticos, pois desempenham papel relevante na produção e transferência de matéria e energia entre os diferentes níveis das cadeias alimentares. Além disso, responde rapidamente a alterações ambientais, sendo considerados potenciais bioindicadores da qualidade ambiental, sendo fundamentais para o levantamento de medidas de controle para a recuperação de biossistemas aquáticos, afetados por ações antrópicas. Portanto, o presente projeto tem como objetivo investigar a estrutura e dinâmica da comunidade de ciliados planctônicos em um lago urbano, eutrófico, localizado no Parque do Ingá (Maringá - PR), região noroeste do Estado do Paraná. As coletas foram realizadas durante um mês, a cada três dias,no eplímnio, metalímnio e hipolímnio, em período de estiagem (setembro de 2018) e chuvoso (janeiro de 2019). Tendo em vista a necessidade de identificar os parâmetros ambientais intervenientes na estruturação dessa comunidade, além dos atributos da comunidade de ciliados (abundância e riqueza de espécies), foram amostrados os parâmetros abióticos (fisícos e químicos da água), além de parâmetros bióticos (abundância das diferentes comunidades planctônicas). Espera- se com essa proposta contribuir para análise da diversidade de protistas ciliados em diferentes estratos temporais para investigar fatores intervenientes na regulação da abundancia de ciliados. Além de fornecer subsídios para a proposição de planos de recuperação de ambientes aquáticos impactados por ação antrópicas, como é o caso do lago Parque do Ingá.
Palavras-chave: Lago eutrófico
Plâncton
Degradação ambiental
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3650
Data do documento: 30-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LOIANI OLIVEIRA SANTANA.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)249.85 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.