EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3643
Tipo: Artigo
Título: SÍNDROME METABÓLICA EM PACIENTES PORTADORES DE ESQUIZOFRENIA REFRATÁRIA
Autor(es): SANTOS, Bruna Fernanda Krull dos
ROCHA, Leonardo Ramos da
GARCIA, Giovana Jorge
Abstract: A esquizofrenia apresenta-se por sintomas negativos, positivos, cognitivos e comportamentais. No tratamento, utiliza-se antipsicóticos, sendo a clozapina resguardada para casos refratários. Trata-se de uma excelente droga, entretanto tem síndrome metabólica (SM) como um dos principais efeitos adversos, uma vez que as altas taxas de mortalidade nos esquizofrênicos advêm, principalmente, de problemas secundários ao tratamento, como sedentarismo e distúrbios metabólicos, comprometendo a qualidade de vida destes pacientes. No Centro de Atenção Psicossocial (CAPS III) de Maringá-PR, acompanha-se um grupo de portadores de esquizofrenia e em uso de clozapina mensalmente para cuidados relacionados a efeitos adversos. O objetivo da pesquisa foi identificar a ocorrência da SM neste grupo, correlacionando com a intensidade da esquizofrenia e com a dose de tratamento, além do acometimento na qualidade de vida. Aplicaram-se os questionários Brief Psychiatric Rating Scale e Quality of Life Scale, coletados dados antropométricos e analisados hemogramas de rotina. Participaram deste estudo transversal 12 adultos, entre 25-60 anos, por quatro encontros. Por análise quantitativa inicial, notou-se predomínio dos homens na psicopatologia estudada e das mulheres na SM. Os sintomas negativos obtiveram maior pontuação, e os maiores escores gerais correspondem aos pacientes que ingerem maiores doses do medicamento. Observa-se que a SM foi caracterizada principalmente por maior circunferência abdominal e triglicerídeos, independente da dose medicamentosa. Por fim, a qualidade de vida é notória na interação familiar e com o entrevistador, sendo deficitária nos âmbitos laboral e afetivo-sexual. Espera-se que, com esses resultados parciais e futuras análises, possam ser realizados psicoeducação e encaminhamento clínico, se necessário.
Palavras-chave: Psicopatologia
Qualidade de Vida
Saúde Mental
Transtorno Metabólico
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3643
Data do documento: 30-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Bruna Fernanda Krull dos Santos.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)206 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.