EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3630
Tipo: Artigo
Título: FOLHAS DE MORINGA OLEIFERA A TUAM COMO INIBIDOR DA ENZIMA α - AMILASE
Autor(es): HODAS, Fabiane
ZORZENON, Maria Rosa Trentin
CIOTTA, Simone Rocha
DACOME, Antônio Sérgio
MILANI, Paula Gimenez
COSTA, Silvio Claudio da
Abstract: Moringa oleifera é conhecida por apresentar diversos efeitos benéficos à saúde, incluindo redução da hiperglicemia, que é associada a quadros de diabetes mellitus. A enzima α- amilase realiza a hidrólise de amido e glicogênio, liberando monossacarídeos que aumentam o nível da glicemia sanguínea. Assim, o objetivo deste trabalho foi obter extrato de folhas de Moringa, quantificando compostos fenólicos, flavonoides e o percentual de atividade antioxidante, bem como verificar se o extrato altera a cinética da α- amilase, atuando como seu inibidor. O extrato das folhas de Moringa foi obtido utilizando etanol 70% e este foi posteriormente quantificado quanto ao teor dos compostos citados. Constatou- se que o extrato apresenta níveis significativos de compostos bioativos e promoveu aproximadamente 82 % de inibição do radical DPPH. A cinética enzimática revelou que o extrato de Moringa possui compostos que são potenciais inibidores da α-amilase e o gráfico de duplo - recíproco confirma a atividade inibitória do produto, caracterizado como um inibidor reversível do tipo misto.Desta forma, sugere- se que o extrato de Moringa, além de fornecer compostos com efeitos funcionais, como elevada atividade antioxidante,contém compostos que podem atuar como um complemento no controle da hiperglicemia,inibindo a α- amilase.
Palavras-chave: Compostos bioativos em Moringa
Extração hidroalcoólica de Moringa
Extrato de Moringa
Inibidor enzimático
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3630
Data do documento: 30-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FABIANE HODAS.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)235.85 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.