EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3622
Tipo: Artigo
Título: EFEITOS DE UM PROGRAMA DE INTERVENÇÃO INTERDISCIPLINAR NA PERCEPÇÃO DA IMAGEM CORPORAL DE ADOLESCENTES OBESOS
Autor(es): COELHO, Andressa Alves
MARQUES, Déborah Cristina de Souza
MARQUES, Marilene Ghiraldi de Souza
NAKAMURA, Eduardo Eizo
BERTOLINI, Sônia Maria Marques Gomes
BRANCO, Braulio Henrique Magnani
Abstract: A imagem corporal enaltecida na sociedade atual é muito diferente de tempos mais remotos. Desse modo, nos dias atuais, é priorizado muito os corpos magros e hipertrofiados, os quais são incessantemente destacados pela mídia. Nessa conjuntura, a preocupação exagerada com a imagem corporal tem afetado de forma negativa as crianças e adolescentes, sobretudo, aquelas com obesidade. Portanto, o objetivo do presente estudo foi investigar os efeitos de uma intervenção multiprofissional na imagem corporal de adolescentes obesos. 44 adolescentes concordaram em participar do estudo, sendo 20 do sexo masculino e 24 do sexo feminino. Os adolescentes foram avaliados em três momentos: antes, após 6 semanas e ao final das intervenções. Utilizou-se a escala de silhuetas, proposta por Kakeshita (2008). Não foram observadas diferenças significativas para a percepção do próprio corpo e do corpo que os adolescentes gostariam de ter (p>0,05). Por outro lado, foram identificadas diferenças significativas para o corpo que os adolescentes gostariam de ter, com valores mais elevados para a percepção do próprio corpo, quando comparado aos demais, assim como a percepção do corpo ideal para a idade do adolescente (p<0,05). Adicionalmente, foram identificados valores mais elevados para a classificação da silhueta que os adolescentes indicaram acerca do próprio corpo, quando comparado as outras classificações, antes, durante e após o período de intervenções (p<0,05). Fundamentado nos resultados apresentados, não foram identificadas melhorias significativas na imagem corporal. Finalmente, intervenções mais prolongadas podem ser testadas, a fim de identificar possíveis melhorias em aspectos concatenados à saúde mental dos adolescentes.
Palavras-chave: Promoção da saúde
Obesidade
Saúde do adolescente
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3622
Data do documento: 30-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Andressa Alves Coelho 2.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)248.9 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.