EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3617
Tipo: Artigo
Título: PERCEPÇÃO DE PORTADORES DE HIV QUANTO AO FUTURO
Autor(es): REHME, André Mainardes
VIOTTO, Caroline Tayná
AMADOR, Jenifer Fernanda Sanches
YAMAGUCHI, Mirian Ueda
Abstract: O HIV/AIDS é uma doença cercada por estigmas e preconceitos que, de acordo com os últimos dados publicados pela UNAIDS no ano de 2017. Acomete cerca de 36,9 milhões de pessoas no mundo, sendo responsável por milhões de mortes desde o início da epidemia na década de 1980 até os dias atuais. Os avanços quanto ao conhecimento da fisiopatologia da infecção, características oportunistas do vírus e terapia antirretroviral eficaz no controle da doença, proporcionam maior expectativa e qualidade de vida aos indivíduos portadores do HIV. Apesar disso, ainda nos dias atuais o indivíduo infectado se vê inserido em um meio de pré-julgamentos, fato este capaz de comprometer tanto as esferas física quanto psíquica do sujeito, sendo, deste modo, deletério à qualidade de vida do mesmo. O presente estudo analizou as respostas de três perguntas do questionário de qualidade vida para portadores de HIV da Organização Mundial de Saúde (WHOQOL-HIV BREF) aplicado a 301 pacientes acompanhados pelo Serviço de Atendimento Especializado (SAE), na cidade de Maringá-PR. Os resultados obtidos demonstram que a maioria dos pacientes se incomodam com o fato das pessoas lhes responsabilizarem por ser portador de HIV, bem como possuem medo da morte. Além disso, uma quantidade significativa de entrevistados afirma ter medo do futuro.
Palavras-chave: Culpa
Morte
Qualidade de vida
Síndrome da Imunodeficiência Adquirida
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3617
Data do documento: 30-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
André Mainardes Rehme.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)294.26 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.