EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3616
Tipo: Artigo
Título: ANÁLISE ULTRAESTRUTURAL DO INTESTINO MÉDIO EM LARVAS DA Diatraea saccharalis Fabricius, 1794 (LEPIDOPTERA: CRAMBIDAE) TRATADAS COM Bacillus thuringiensis (B ACILLALES : B ACILLACEAE )
Autor(es): DAQUILA, Bruno Vinicius
BERGAMO, Richard Henrique Siebra
OLIVEIRA JUNIOR, Fabio de Deus
VARONI, Matheus Veríssimo
NANYA, Satiko
CONTE, Helio
Abstract: Controle biológico é uma técnica utilizada no combate de organismos pragas na agricultura. Diatraea saccharalis é um inseto holometábolo, responsável por prejuízos diretos e indiretos ao setor sucroalcooleiro, devido seu hábito alimentar mastigador durante a fase larval. Bioinseticidas formulados com Bacillus thuringiensis são utilizados como controladores biológicos de insetos pragas e a principal via de contato para avaliação dos efeitos de bioinseticidas ingeridos é o intestino médio, local onde ocorre síntese enzimática, digestão e absorção de nutrientes. Nos insetos este órgão é constituído por um epitélio simples, contendo células colunares, caliciformes, regenerativas e endócrinas,alterações nestas células interferem na capacidade secretora, digestiva e absortiva. Considerando a importância do intestino e por este ser alvo dos bioinseticidas, o objetivo deste trabalho foi observar e descrever possíveis danos causados por B. thuringiensis no intestino médio em larvas da D.saccharalis alimentadas com dieta artificial contaminada, utilizando- se da microscopia eletrônica de varredura e transmissão. Bioensaios foram realizados com larvas em primeiro instar, submetendo- as à ação de B. thuringiensis var. izawai GC-91.200μl de solução 0,250% foram aplicados sobre a dieta artificial fornecida as larvas. Amostras para análises histológicas foram coletadas com 24 e 48h. As alterações observadas no intestino médio em larvas da D. saccharalis foram: Esferitos, vacúolos, degeneração do nucléolo e surgimento de estruturas eletrondensas na região nuclear, reticulo endoplasmático concêntrico, descolamento e ruptura da lamina basal, vacuolizaçõese lise celular. Desta forma,podemos concluir que os danos observados foram suficientes para ocasionar a morte das larvas da D. saccharalis tratadas.
Palavras-chave: Bt
Controle - biológico
Entomopatógeno
Insetos - pragas
Sustentabilidade
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3616
Data do documento: 30-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BRUNO VINICIUS DAQUILA.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)513.91 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.