EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3602
Tipo: Artigo
Título: RESPOSTA DE BIOMARCADORES INTEGRADOS EM AVES PISCÍVORAS PARA MONITORAMENTO AMBIENTAL
Autor(es): FARIA, Ana Rarie Andrade de
OLIVEIRA, Tainá Gisele de
CAGNI, Gilsemara dos Santos
SOARES, Lilian Capellari
LIZAMA, Maria de los Angeles Perez
Abstract: As condições da água estão envolvidas no processo de desenvolvimento de variadas espécies de animais de maneira direta ou indireta. Diversas atividades antrópicas vêm alterando os sistemas aquáticos, por isso é importante conhecer esses efeitos sobre os ecos sistemas já que afetam diversos níveis da cadeia trófica. O conhecimento por meio de biomarcadores integrados às aves piscívoras permite um estudo abrangente do monitoramento ambiental. As aves contribuem significativamente para a ciclagem de nutrientes em diversos ecossistemas, elas desempenham importante papel na cadeia alimentar, já que atuam como consumidoras terciárias. Levando em consideração que as relações das aves piscívoras com o esta do dos ecossistemas são pouco estudadas, o presente estudo tem por objetivo avaliar a toxicidade do sangue das aves piscívoras do Parque do Ingá na cidade de Maringá para verificar se elas são afetadas devido à eutrofização e contaminação do lago.Inicialmente será realizada uma revisão bibliográfica a respeito das aves piscívoras e sua importância para o meio ambiente; após o levantamento serão selecionadas as espécies de aves piscívoras viventes no Parque. Os testes serão feitos pela coleta de sangue das aves e avaliados pelo teste do Micronúcleo Písceo. Sobre os resultados espera- se chegar a resultados concretos relacionados a citotoxicidade e mutagenicidade em aves piscívoras por meio dos biomarcadores, as aves piscívoras; e se esses organismos estão sendo afetados pela qualidade da água neste local.
Palavras-chave: Bioindicadores
Mutagenicidade
Qualidade da água
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3602
Data do documento: 30-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANA RARIE ANDRADE DE FARIA.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)200.3 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.