EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3591
Tipo: Artigo
Título: SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA DA DOENÇA MENINGOCÓCICA, NOS MUNICÍPIOS DO NOROESTE DO ESTADO DO PARANÁ, BRASIL
Autor(es): OLIVEIRA, Alessandra Antunes
ZECHIM, Ana Carolina Cremasco
COSTA, Karina Miura da
OLIVEIRA-LIMA, Renata Sespede Mazia de
Abstract: Essa pesquisa tem como objetivo descrever a situação epidemiológica atual da doença meningocócica no estado do Paraná, Brasil, entre os anos de 2010 e 2018. Os dados referentes ao número de casos confirmados e suas variáveis serão obtidos no sistema TABNET (Informações de Saúde) disponibilizado pelo Ministério da Saúde – DATASUS (Tecnologia da Informação a Serviço do SUS). Desse modo, será realizado um estudo retrospectivo e descritivo dos casos confirmados da doença meningocócica no estado do Paraná. O trabalho será submetido ao Comitê de Ética da UNICESUMAR. O número total de casos confirmados de DM totalizou-se em 624, sendo Curitiba o município de maior incidência. A forma clínica mais relevante foi a MM+MCC e o sorotipo C. A faixa etária de 0 a 9 anos foram as mais acometidas. Em relação à evolução clínica para óbito, a infecção por MCC apresentou a maior taxa. Desse modo, o conhecimento sobre o comportamento da doença na região contribuirá com o desenvolvimento de políticas de saúde pública e novas estratégias voltadas para o controle da doença meningocócica.
Palavras-chave: DATASUS
Epidemiologia
Meningite
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3591
Data do documento: 30-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Alessandra Antunes Oliveira.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)201.03 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.