EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3539
Tipo: Artigo
Título: ENSINO COLABORATIVO: A INCLUSÃO ESCOLAR E A PARCERIA ENTRE PROFESSOR DO ENSINO COMUM E DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
Autor(es): BARBOSA, Magda Ribeiro de França
FORNO, Letícia Fleig Dal
Abstract: Este trabalho tem por objetivo apresentar a necessidade do ensino colaborativo, que se traduz em uma parceria entre o professor da educação especial e o professor do ensino comum, e assim oferecer subsídio teórico sobre o ensino colaborativo. Trata- se de uma pesquisa qualitativa, de revisão bibliográfica a partir de livros, artigos científicos, dissertações e teses sobre o assunto. A pesquisa é relevante uma vez que evidencia a necessidade da redefinição de papéis dos professores do ensino especial e comum, pontuando questões como: o planejamento conjunto, as especificidades do trabalho pedagógico em sala de aula, a partilha de conhecimentos, e demais ações no contexto educacional que poderão resultar em um novo modelo de atendimento à escolarização dos educandos público alvo da educação especial. Como resultado deste trabalho destaca- se o quanto, ainda, é preciso ser evidenciado os desafios e benefícios do ensino colaborativo à inclusão escolar e que este ensino se caracteriza como premissa necessária à inclusão responsável.
Palavras-chave: Ensino colaborativo
Organização do ensino
Inclusão escolar
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3539
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MAGDA RIBEIRO DE FRANÇA BARBOSA.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)197.26 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.