EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3523
Tipo: Artigo
Título: NÍVEL DE CONHECIMENTO DOS ENFERMEIROS COM RELAÇÃO AO ESTÍMULO AO PARTO NATURAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA
Autor(es): ARÉVALO, Sanmy da Silva
BRASIL, Talita Soares Pessanha
CHARLO, Patrícia Bossolani
Abstract: Trata- se de uma pesquisa quantitativa de caráter descritivo e exploratório realizado nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) com os enfermeiros (as) atuantes na Estratégia Saúde da Família (ESF) no município de Maringá/PR no ano de 2019. Os objetivos foram identificar o nível de conhecimento científico dos enfermeiros da atenção primária no incentivo a gestante ao parto natural. Os dados foram coletados por meio de um questionário com perguntas objetivas elaborado pelas pesquisadoras, e posteriormente a analise dos dados realizado através de frequência absoluta e relativa em uma tabela de Excel. É crucial que os cuidados de enfermagem sejam organizados de forma precisa e concreta deixando claro quais as responsabilidades do enfermeiro frente ao parto humanizado.Diante dos resultados da presente pesquisa a prevalência foi da raça branca e idade entre 36 a 45 anos. 75% dos enfermeiros entrevistados possuem especialização e quanto ao tempo exercendo a atual função sua maioria é de 11 a 15 anos. Obteve- se um predomínio dos profissionais que são a favor do parto natural e que são aptos para orientar gestantes sobre o mesmo, entretanto as gestantes em sua maioria não possuem boa aceitação ao parto natural e buscam mais orientações sobre o parto cesárea. A pesquisa identificou que a maioria dos profissionais tem conhecimento sobre PNAIM e todos sobre o PHPN e Rede Cegonha. Também foi revelado que as unidades sofrem com falta do fornecimento de matérias para orientar as gestantes.
Palavras-chave: Gestante
Parto natural
Saúde da mulher
Saúde pública
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3523
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TALITA SOARES PESSANHA BRASIL.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)386.94 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.