EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3513
Tipo: Artigo
Título: EFEITOS DA MASSAGEM TUINÁ NA DOR E QUALIDADE DE VIDA EM PACIENTES COM FIBROMIALGIA
Autor(es): IHA, Maria Augusta Hashimoto
RIBEIRO, Louise Fernanda
BRAZ, Ana Ca rolina de Atha yde Raymundi
CUNHA, Adriane de Lima Cardeal
FERREIRA, Tatiane Romanini Rodrigues
PINTO, Roberta Ramos
Abstract: A Fibromialgia (FM) é uma síndrome caracterizada por dor musculoesquelética crônica e difusa, onde há locais de dor e sensibilidade denominados pontos dolorosos (PDs). O principal benefício da massagem Tuiná é o estímulo do fluxo energético (Qi). O objetivo deste estudo foi analisar o efeito desta massagem, na dor e qualidade de vida em pacientes com FM. Participaram do estudo, quatro mulheres com FM, idade de 54,5±10,5. A dor foi avaliada pela escala visual analógica (EVA) e pelo dolorímetro aplicado nos 18 pontos sugeridos pelo Colégio Americano de Reumatologia (CAR) e dois pontos controle, e a qualidade de vida foi avaliada por meio de um instrumento validado, denominado Questionário de Impacto da Fibromialgia (QIF).O protocolo de atendimento contou com 10 sessões de massagem Tuiná, uma vez na semana e percebeu- se que este protocolo de intervenção contribuiu de forma expressiva, havendo melhora da dor aguda nas 10 sessões, item este avaliado pela EVA de dor antes e depois das 10 sessões de massagem. O limiar de dor avaliado pelo dolorímetro nos pontos específicos sugeridos pelo CAR, avaliados na primeira, quinta e décima sessões de massagem, não melhorou na grande maioria dos pontos avaliados, quando comparadas as quinta e décima sessões, com a primeira. Com relação ao QIF, houve melhora expressiva nos itens referentes à capacidade funcional, capacidade de trabalhar, fadiga, cansaço matinal, rigidez, ansiedade e depressão. De modo geral, todas as pacientes, com exceção da paciente 3, conseguiram um melhor controle da doença e aumentaram sua capacidade funcional.
Palavras-chave: Massoterapia
Fibromialgia
Dor
Qualidade de vida
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3513
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIA AUGUSTA HASHIMOTO IHA.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)525.31 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.