EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3505
Tipo: Artigo
Título: APLICAÇÃO DE BIOMASSA FÚNGICA PARA BIOSSORÇÃO DE CORANTE EM SOLUÇÃO AQUOSA
Autor(es): SANGUINO, Diego
LUCIANO, Andressa Jenifer Rubio
MARGONAR, Gabriela Magdalena Sartorelli da Silva
YAMAGUCHI, Natália Ueda
PACCOLA, Edneia Aparecida de Souza
Abstract: O crescimento populacional e industrial acarretou uma maior contaminação dos ecossistemas. As técnicas convencionais de descontaminação (precipitação, troca iônica e métodos eletroquímicos) são onerosas e, na maioria das vezes, possuem pouca eficiência de descontaminação para teores baixos de poluentes. Uma alternativa para o processo de tratamento de efluentes contendo pigmentos é a biossorção que pode ser realizada por diversos biossorventes,tais como a biomassa fúngica.Seguindo este contexto o presente trabalho objetivou estudar a biossorção do corante azul de metileno em biomassa fúngica. O basidiomiceto foi coletado e através de métodos instrumentais, como esterilização e multiplicação do micélio fúngico, para secagem formando uma biomassa a qual foi submetida a estudos de adsorção conduzidos em sistema em batelada em temperatura ambiente e avaliados através dos modelos de Langmuir e Freundlich. Desta forma, foi verificado que a biomassa fúngica de granulometria 28-42 mash, adsorvendo de 92 a 98 % o azul de metileno. Na análise dos estudos cinéticos, os resultados obtidos observou-se que a velocidade de remoção do corante foi maior no início do estudo, devido à maior área superficial do biossorvente disponível; contudo, a remoção relativamente rápida e o alcance de um ponto de equilíbrio em um período de tempo relativamente curto, indicam que o adsorvente possui eficiência. Desta forma, foi verificado que a biomassa fúngica se apresenta como uma eficiente alternativa no processo de adsorção do corante azul de metileno. Desta forma, obtém- se uma solução simples e de baixo custo como alternativa para efluentes de indústrias contaminados com corantes.
Palavras-chave: Basideomicetos
Biossorvente
Cinética
Isoterma
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3505
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DIEGO SANGUINO.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)432.67 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.