EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3489
Tipo: Artigo
Título: MELHORAMENTO DA MALHA ASFÁ LTICA COM INSERCÃO DE POLIETILENO TEREFTALATO (PET)
Autor(es): TAMIOZZO, Bianca
VALDEVIESO, Ana Carolina da Costa
BERTO, Lilian Keylla
AMARO, Lídia Pereira
REZENDE, Luciana Cristina Soto Herek
Abstract: Um dos problemas enfrentados em rodovias é a grande quantidade de vazio (buracos), depressões, entre tantos outros. A prevenção desses problemas além de melhorar aspectos estéticos, também garante uma menor probabilidade de acidentes. A utilização de resíduos sólidos nas obras de pavimentação tem se intensificado, principalmente pela redução de custos de construção e do passivo existente no meio ambiente, devido às disposições irregulares dos resíduos sólidos. Desses materiais, o polietileno tereftalato (PET) é um poliéster termoplástico que apresenta excelentes propriedades mecânicas, físicas e químicas. A reutilização deste material traz benefícios tantos ambientais como sociais e econômicos. Assim, é largamente utilizado em projetos de estudo, pois é um material de baixo custo e gerado em grandes quantidades. Esta pesquisa teve como objetivo caracterizar os materiais utilizados na confecção de pavimentos asfálticos de misturas asfálticas do tipoConcreto Betuminoso Usinado a quente (CBUQ),e a partir dessas caracterizações, foram realizadas composições na mistura da malha asfáltica. As composições foram realizadas conforme FX-C DNIT 031/2006 -ES sendo aplicada 3 dosagens de 0% de PET, 5% de PET triturado e, com 5% de pó de pet. Os resultados das caracterizações dos materiais foram satisfatórios para a inserção em malha asfáltica.
Palavras-chave: Polietileno tereftalato (PET)
Malha asfáltica
CBUQ
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3489
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BIANCA TAMIOZZO.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)314.4 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.