EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3485
Tipo: Artigo
Título: MONITORAMENTO AMBIENTAL DA QUALIDADE DE ÁGUA DA BACIA DO RIO PIRAPÓ PRÓXIMO DA ESTAÇÃO DE CAPTAÇÃO DA EMPRESA DE SANEAMENTO DO MUNICÍPIO DE MARINGÁ - PR
Autor(es): KUMASAKA, Daniele Matsuda
CAGNI, Gilsemara dos Santos
LIZAMA, Maria de los Angeles Perez
GONÇALVES, José Eduardo
Abstract: A expansão de grandes centros urbanos de maneira acelerada e não planejada levou a um aumento indiscriminado da industrialização e urbanização, provocando degradações e impactos ambientais. Através deste crescimento populacional desordenado, aumentou a demanda de alimentos, afetando o solo e provocando impactos na qualidade da água. Assim, o presente trabalho teve como objetivo realizar um monitoramento ambiental, analisando a qualidade da água através dos parâmetros físicos, químicos e identificando a presença de agroquímicos por cromatografia em fase gasosa acoplada à espectrometria de massas na bacia do Rio do Pirapó. Dentre os resultados, observou- se parâmetros elevados de turbidez e temperatura na coleta de janeiro/2019, demonstrando um impacto ambiental preocupante. A análise cromatográfica revelou a presença de diversos compostos comuns a todos os pontos, entre eles, seis sendo controlados pela resolução CONAMA n.357/2005. Esses compostos, em todos os pontos de coleta apresentaram concentrações diferentes ao longo do período de amostragem, com exceção da substância Azetidina, constatada apenas no ponto dois, situado a montante da captação de água para abastecimento público. A presença desta substância pode estar relacionada ao intenso processo de urbanização dos municípios que margeiam a bacia do rio Pirapó. Já os agroquímicos ao longo do percurso do rio estão relacionados com o aumento da área agricultável. Os resultados obtidos neste estudo servem como ferramenta para monitoramento da ação destes contaminantes nos corpos de água superficiais, bem como para auxiliar nas medidas de gestão pública dos recursos hídricos, vindo de encontro aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Palavras-chave: Método CG/EM
Monitoramento ambiental
Qualidade da água
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3485
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DANIELE MATSUDA KUMASAKA.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)512.73 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.