EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3459
Tipo: Artigo
Título: FORTE EU SOU, MAS NÃO TEM JEITO, HOJE EU TENHO QU E CHORAR: COMPREENSÕES ACERCA DA ADIÇÃO, ABANDONO E DESAMPARO A PARTIR DE UM CASO DE TOXICOMANIA
Autor(es): BENETTI, Raelly Beatriz Gomes
RAMALHO JUNIOR, Luiz Antonio Candido
SOUZA, Mirian Noemí Machado de
MILANI, Rute Grossi
GREINERT, Bruna Rafaele Milhorini
Abstract: A toxicomania é um problema complexo que necessita de uma perspectiva ampla para ser compreendida. Direcionar o olhar apenas à substância torna a discussão vaga e inconsistente, sendo imprescindível que as análises sobre a adição sejam feitas também a partir do sujeito, suas representações simbólicas, estruturantes, culturais e sociais. O objetivo do estudo foi compreender a toxicomania a partir de sua relação com a constituição e psicodinâmica do sujeito.Diante disso, buscou-se realizar um estudo de caso de adição em uma mulher de 23 anos, internada em instituição de reabilitação para descontinuação do uso de cocaína, álcool e maconha. O caso foi interpretado à luz da teoria psicanalítica freudiana, partindo de informações coletadas em entrevista semiestruturada acerca da história de vida de Laura, nome fictício pelo qual nos referiremos ao sujeito deste estudo. Observa- se presença marcante de sentimentos de abandono e desamparo contribuindo para a drogadição. A discussão partiu dos pressupostos psicanalíticos sobre pulsão de morte, rompimento de vínculo, traumas, sofrimento simbólico e gozo fálico. Este estudo se organizou em quatro etapas para a coleta de dados e produção do material, sendo composto pela entrevista, organização do material coletado, levantamento bibliográfico e análises dos conteúdos emergentes durante a pesquisa - escuta, objetivando compreender a psicodinâmica envolvida em casos de adição e sua relação com o histórico de abandono e desamparo.
Palavras-chave: Drogadição
Psicanálise
Psicologia
Vínculos
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3459
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RAELLY BEATRIZ GOMES BENETTI.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)223.47 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.