EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3457
Tipo: Artigo
Título: APEGO À ESCOLA: UMA PESQUISA APLICADA SOBRE A VINCULAÇÃO ENTRE JOVEM E INSTITUIÇÃO DE ENSINO
Autor(es): BOEIRA, João Henrique Piva
ALVES, Keila Valquiria
MILANI, Rute Grossi
Abstract: Identificando aspectos de caráter físico e psicossocial que estejam aproximando ou distanciando os estudantes de suas escolas, a pesquisa, de cunho quali-quantitativo, objetiva corroborar esta relação, tomando por escopo três Sustainable Development Goals propostos pela ONU (Organização das Nações Unidas) na assembleia geral de 2015: saúde e bem-estar, educação de qualidade e paz, justiça e instituições eficazes. A bibliografia foi levantada através de consultas nas plataformas: LILACS, Scielo e Pepsic, bem como em livros, dissertações e teses. Buscou-se trabalhar conceitos- chave da Psicologia Ambiental, como place attachment–tido por uma ligação emocional entre indivíduo e ambiente, para analisar os dados obtidos com a pesquisa de campo. O instrumento de coleta de dados se tratou de um questionário com questões demográficas gerais, um desenho baseado nos mapas afetivos de Bonfim e questões sobre a relação com o ambiente da escola, retirados do trabalho de Felippe. O trabalho contou com uma amostra de 72 estudantes, de 13 colégios públicos distintos, que participaram de uma aplicação coletiva. De uma forma geral os jovens demonstraram um grande apreço pela socialização dentro das escolas. Mesmo as reclamações, grande parte delas orbita um patamar de insatisfação com algum tipo de contato interpessoal, seja pela má educação de outros colegas como pela postura adotada por alguns professores.
Palavras-chave: Ambientes restauradores
Psicologia ambiental
Vínculo
Ensino público
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3457
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOÃO HENRIQUE PIVA BOEIRA.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)265.14 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.