EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3441
Tipo: Artigo
Título: ANÁLISES FÍSICAS E MECÂNICAS DA MATRIZ POLIMÉRICA MODIFICADA COM RESÍDUOS DE FIBRAS DE ALGODÃO
Autor(es): SILVA, Jorge Felipe Piva da
ALBUQUERQUE, Ana Carolina Dias de
BERTO, Lilian Keylla
TAMIOZZO, Bianca
REZENDE, Luciana C. S. H.
Abstract: Em virtude do forte crescimento social e industrial nos últimos tempos, há uma grande preocupação com a redução de descarte inadequado de resíduo. Este artigo teve por finalidade estudar as propriedades mecânicas de tração e de impacto do polipropileno composto de fibras de algodão processadas, por meio da confecção de corpos de prova. A análise físicas foram a gramatura e a análise granulométrica. As análises mecânicas foram por meio do ensaio de tração e teste de impacto Izod. A mistura do material foi processada por extrusão e injeção, onde o material composto foi aquecido e moldado em corpos de prova submetidos às analises mecânicas.Portanto, foi possível estudar as propriedades mecânicas para a reutilização do polipropileno com a adição de dois e cinco por cento de fibras de algodão processadas em atendimento as normativas: ASTM D638/2014 para o ensaio de tração e a norma ASTM D256/2010 para o ensaio de impacto Izod. Houve um aumento nas resistências mecânicas, sendo uma das possíveis explicações é o aumento na rigidez do material compósito.
Palavras-chave: Polipropileno
Resíduo têxtil
Propriedades mecânicas
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3441
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JORGE FELIPE PIVA DA SILVA.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)487.73 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.