EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3440
Tipo: Artigo
Título: A CORRELAÇÃO ENTRE AS QUEIXAS AUDITIVAS E O COMPORTAMENTO VOCAL EM CANTORES DEVIDO À EXPOSIÇÃO A RUÍDOS
Autor(es): CAROLI, João Vitor Lorite
ENUMO, Carolina Semiguen
VIEIRA, Luciana Fracalossi
Abstract: A exposição a sons e ruídos tem dificultado o bom desempenho de cantores, uma vez que eles passam horas expostos a intensidades sonoras elevadas, devido aos ensaios e apresentações frequentes, o que lhes causa danos à audição e, consequentemente, poderá leva-los a fazer uso abusivo da voz. Na prática clínica fonoaudiológica, os cantores atêm-se a cuidar da voz, esquecendo-se, muitas vezes, de que é necessário um cuidado com a audição também. O objetivo desse trabalho foi de correlacionar as principais queixas auditivas e as alterações vocais devido à exposição a ruídos no ambiente de trabalho que podem interferir no bom desempenho dos cantores em suas performances. Para a realização deste estudo, foi realizada uma entrevista individual, junto à aplicação de um questionário com 17 questões objetivas referentes à prática musical, o histórico auditivo e o histórico vocal de 50 cantores, profissionais e amadores, de distintos segmentos musicais em uma cidade localizada no norte do Paraná. Concluiu-se que com a presença dos ruídos através de sons elevados no ambiente de trabalho houve correlação entre as queixas auditivas e extra-auditivas e as alterações vocais os quais apresentam tontura, ouvido tampado e algum tipo de zumbido referente aos sintomas auditivos e rouquidão, voz cansada e pigarro como as principais alterações de voz.
Palavras-chave: Qualidade da voz
Transtornos da audição
Ruído
Distúrbios da Voz
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3440
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOÃO VITOR LORITE CAROLI.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)306.48 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.