EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3433
Tipo: Artigo
Título: CONSUMO DE NARGUILÉ EM ESTUDANTES DE MEDICINA
Autor(es): NODARI, Renata de Oliveira
KUBASKI, Maria Livien
PIRES, Graziele Adrieli Rodrigues
BOLSONI, Ludmila Lopes Maciel
SALCI, Maria Aparecida
CHARLO, Patrícia Bossolani
Abstract: O narguilé é um instrumento utilizado para fumar,funciona como um cachimbo que utiliza água como filtro para toxinas empregadas na composição das essências. Tem como ingredientes principais: aromatizantes, melaço, tabaco e glicerina. Nesse contexto, faz-se necessário quantificar e discutir sobre a prevalência do uso do narguilé entre os universitários, dado o aumento exacerbado do uso com a massificação do equipamento na sociedade. Objetivou-se identificar a prevalência de estudantes do curso de medicina que fazem uso do narguilé, a fim de construir subsídios para a implantação de ações futuras envolvendo promoção de saúde a este público.Trata- se de um estudo quantitativo, descritivo, com amostragem proporcional estratificada. A Coleta de dados foi desenvolvida em uma Instituição privada de Ensino Superior no Noroeste do Estado do Paraná, no período de fevereiro a abril de 2019, por meio de um questionário estruturado.Foi possível obter uma amostragem de 247 acadêmicos, entretanto como critério de inclusão selecionou- se apenas os acadêmicos que haviam tido contato com o narguilé, estabelecendo uma amostra de 98 discentes. Identificou-se o uso constante do equipamento entre os estudantes,principalmente com a junção de outras drogas ilícitas, a principal fonte de renda para o consumo é de origem familiar e a grande maioria não possuem o equipamento em casa, utilizando para socialização. Assim, pode- se concluir o alto índice percentual de alunos de medicina que fazem uso do narguilé mesmo conscientes dos riscos aos quais estão expostos.
Palavras-chave: Educação em saúde
Narguilé
Saúde pública
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3433
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RENATA DE OLIVEIRA NODARI.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)208.18 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.