EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3430
Tipo: Artigo
Título: INTERNAÇÕES HOSPITALARES E CAUSAS DE MORTALIDADE POR CÂNCER INFANTIL NO BRASIL, PARANÁ, MARINGÁ E REGIÃO METROPOLITANA
Autor(es): SILVA, Beatriz Faganello
FERREIRA, Giulia de Marchi
OLIVEIRA, Raquel Gusmão
GRAVENA, Angela Andreia França
Abstract: O objetivo deste artigo foi identificar as causas de internações hospitalares e mortalidade por câncer infantil em crianças de 0 a 9 anos no Brasil, Paraná, Maringá e região metropolitana. Trata- se de um projeto de estudo transversal e retrospectivo, realizado com dados secundários provenientes do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS) publicados de 2008 a 2018. Os indicadores mostraram que em relação ao número de óbitos por neoplasia na infância destaca- se um decréscimo principalmente no Brasil no decorrer dos anos, enquanto que a internação hospitalar houve um aumento no número de casos nos últimos anos no Brasil, no estado do Paraná, na Região Metropolitana e na cidade de Maringá. Dentre as neoplasias malignas, aquelas que mais acometem as crianças levando em consideração os dados de internação hospitalar são em primeiro lugar as leucemias, seguido da neoplasia de encéfalo, tecido mesotelial e tecidos moles, trato urinário, linfoma não- Hodgkin, olhos e anexos e ossos e cartilagem articulares. As principais causas de câncer que geraram os óbitos foram a leucemia e neoplasia maligna de meninges, encéfalo e outras partes do sistema nervoso central. Conclui- se que embora o número de internações hospitalares por neoplasias em crianças na faixa etária estudada vem aumentando, existem diligências no sentido de melhorar a condição, com a formação de políticas públicas que visam diminuir a morbimortalidade infantil.
Palavras-chave: Neoplasia
Avaliação
Saúde da criança
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3430
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BEATRIZ FAGANELLO SILVA.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)457.29 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.