EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3428
Tipo: Artigo
Título: AVALIAÇÃO DE POSICIONADORES RADIOGRÁFICOS DURANTE O TRATAMENTO ENDODÔNTICO
Autor(es): VICTORINO, Fausto Rodrigo
NUNES, Gabriella Rubin
ROCHA, Isabela Silva
GARCIA, Larissa De Oliveira
Abstract: Os posicionadores radiográficos são utilizados com o intuito de agilizar o tratamento e otimizar o tempo clínico, aperfeiçoando a precisão das imagens e reduzindo as chances de desvio do feixe radiográfico, além de evitar o incômodo e o engasgo do paciente com a película radiográfica no interior da boca. O objetivo do presente estudo foi avaliar dois modelos de posicionadores radiográficos, FPX Endo e Cone Endo+, utilizados durante o tratamento endodôntico, quanto a praticidade, conforto e precisão durante a execução da técnica. A amostra foi composta por 12 alunos de 3º e 4º anos da graduação do curso de Odontologia, os quais receberam dois modelos de posicionadores radiográficos: FPX Endo e o Cone Endo+, os quais foram utilizados durante o tratamento endodôntico. Para coleta de dados foram utilizados dois questionários estruturados, com questões objetivas. Os dados coletados foram examinados e transcritos para um banco de dados no Excel 2007 -Microsoft Corporation. Posteriormente, foram submetidos a uma análise descritiva e as variáveis foram expressas em percentual. Foi observado que o posicionador considerado mais confortável e que gerou menos incômodo foi o FPX Endo em 91,6% dos casos. Entre os alunos operadores notou- se que a grande maioria dos participantes, 75%, preferiram utilizar o posicionador FPX Endo e em 100% deles relataram ser fácil seu uso. Pode- se concluir que o posicionador FPX Endo apresentou destaque quando comparado ao posicionador Cone Endo + pela facilidade de uso e maior conforto proporcionado ao paciente durante o tratamento endodôntico.
Palavras-chave: Endodontia
Radiologia
Posicionador radiográfico
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3428
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GABRIELLA RUBIN NUNES.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)421.54 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.